Georreferenciamento em coordenadas geográficas da cidade de Fortaleza

Aprenda a fazer o georreferenciamento em coordenadas geográficas da cidade de Fortaleza através de um passo a passo simples e prático!

Primeiro devemos entender que para qualquer georreferenciamento precisamos saber qual o sistema utilizado no local ou o DATUM. No Brasil o IBGE adotou o SIRGAS 2000 em 2005, substituindo o SAD 69, portanto antes de mais nada deve-se verificar se o sistema adotado é o brasileiro (SIRGAS 2000).

1º) Encontrando o local:

Para posicionamentos dentro da cidade de Fortaleza, um levantamento já foi todo feito com base no DATUM SIRGAS 2000, sendo encontrado no link: http://www.arquitetura.ufc.br/fortaleza/

Após entrar no link, baixa-se o arquivo _indice quadriculas_2010.dwg e abre o mesmo, procurando qual mapa detalhado se encontra o local desejado.

Com base nesse número volta-se ao link anterior e baixa-se o mapa correspondente.

2º) Encontrando os pontos de vértice do lote desejado:

Primeiramente, com o mapa detalhado aberto, marca-se o perímetro desejado com “Polyline” e linha grossa para melhor visualização.

Note que o mapa contém a coordenada geográfica nos vértices e a coordenada UTM nos lados, as coordenadas UTM são métricas e espaçadas de 100 em 100, como o mapa está todo em escala é fácil medir a distância da linha UTM mais próxima para o ponto desejado.

Faça duas medições para cada ponto, uma pra linha vertical (coordenada UTM E) e outra para a linha horizontal (coordenada UTM N).

Note que a coordenada N decresce para o Sul, sendo 10.000.000m a linha do equador. A coordenada E cresce para o leste até 500.000 onde fica o meridiano central de Greenwich.

Com uma simples adição ou subtração, dependendo de que lado da linha de referência foi medida a distância, se acha o par de coordenadas UTM para cada ponto do lote desejado.

Com os pontos em UTM bastaria pesquisar no Programa Google Earth, alterando suas configurações para Universal Transversa de Mercator (UTM) e posteriormente descobrir as coordenadas geográficas daqueles pontos.

Se não está de posse do Programa do Google Earth, segue-se os passos a seguir.

3º) Transformando para coordenadas geográficas (Graus, Minutos e Segundos):

Acesse o link: http://www.dpi.inpe.br/calcula/

Só usa-se a primeira parte onde está escrito “Converte Coordenadas”.

No primeiro item escolha sua coordenada: UTM.

No segundo item entre com o número achado na coordenada E.

No terceiro item entre com o número achado na coordenada N.

No quarto item escolha o datum de entrada: SIRGAS 2000.

Clique em avançar.

A próxima parte que abrir se chama “Parâmetros da Projeção de entrada”.

No primeiro item pede-se para escolher a zona UTM, onde a zona do Ceará é Z 24.

Para questão de análise usa-se a imagem abaixo:

No segundo item coloca-se o hemisfério dos pontos: Sul.

No terceiro e quarto item coloca-se o offset caso tenha.

No quinto item coloca-se a coordenada de saída, no nosso caso a GEOGRÁFICA.

No sexto item escolhe-se o DATUM de saída: SIRGAS 2000.

Clicando em avançar a calculadora da Longitude e Latitude do ponto em Coordenadas Geográficas (Graus, Minutos e Segundos) e dá a opção de verificar se o ponto corresponde ao desejado no Google Maps.

Repita os passos acima para cada par de ponto do lote e faça o georreferenciamento em coordenadas geográficas da cidade de Fortaleza!